20.1.15

Idéias para usar Washi Tapes

Desde que alguém teve a brilhante ideia de colorir as tradicionais fitas adesivas japonesas, esse material foi se espalhando na velocidade da luz e virou uma febre geral entre todo mundo que curte decoração, artesanato, papelaria… As fitas são chamadas de “washi tapes” porque são feitas com papel de arroz, mais conhecido como washi.
Existem outros tipos de fitas bem similares, chamadas de deco tapemasking tape e até a tal fita isolante colorida, mas eu me apeguei ao nome washi tape faz tempo, então aqui vou usá-lo de maneira geral. Mas é sempre bom lembrar que todas essas ideias podem ser feitas com as variáveis e genéricas também.
#1 Na cúpula: Qualquer coisa ganha ares charmosinhos depois de uma intervenção com as tais fitas. Um abajur de cúpula pequenina, por exemplo, fica mais colorido e interessante com apenas algumas faixas, então esse é um bom jeito de renovar aquela peça que ainda está boa, mas que você já enjoou da cara, sabe? Com o tempo a tendência é que as fitas descolem com o calor, mas o propósito delas é mesmo o de ser efêmero.
#2 Nos fios e carregadores: Hoje em dia é impossível viver sem um carregador por perto, ou trabalhar sem nenhum fiozinho aparecendo (mesmo com toda essa tecnologia wi-fi). E já que temos mesmo que conviver com esses apetrechos eletrônicos e seus inúmeros cabos, melhor que eles sejam disfarçados com estampas fofas ou cores bonitinhas, que combinem com o resto do ambiente. Assim a fiação deixa de ser um empecilho na decoração e passa a ser um complemento dela.
#3 Na mesinha: Essa semana mesmo eu disse que existem inúmeras maneiras de se reformar uma mesinha, lembram? E a washi tape é mais uma opção. Os detalhes podem ser aplicados nos pés da mesa, como se eles tivessem sido pintados, ou então no tampo mesmo, ocupando toda a superfície, para não deixar relevos. E para garantir a durabilidade dessa invencionice é bom aplicar um papel Contact sobre o tampo, segurando as fitas por mais tempo.
#4 Na moldura improvisada: Washi tapes + paredes = uma equação um tanto óbvia, mas cheia de variáveis. E uma delas é usar as tirinhas para emoldurar as fotos, e não apenas fixá-las. Aí vale brincar com cores, estampas e formas diferentes. Só não vai dar para fazer moldura redonda e oval, mas de resto… tudo é possível. 
#5 Como um porta-joias: Outra ideia original para as paredes é a de fazer desenhos com os quais você pode interagir. Exemplos: uma árvore de washi tapes cujos galhos desembocam em cabideiros de parede para bolsas e casacos, ou uma versão menorzinha com mini ganchos para bijuteria, uma cúpula”desenhada” ao redor de uma lâmpada aparente…
#6 Na lanterna de papel: Todo mundo sabe que as lanternas japonesas são baratinhas e emitem uma luz bem suave, agradável, etc e tal. Mas ao invés de ter uma lanterna branca como a de todo mundo, dá para customizar a sua luminária usando as fitas. Só que é preciso paciência! Para que a lanterna não fique toda grudada e se “abra” por completo como deveria, é preciso colar a fita bem aos pouquinhos, seguindo cada vinco das dobraduras.
#7 No mural de cortiça: O bom e velho mural de cortiça tem mais potencial do que a gente lembra. Com a participação das washi tapes, ele ganha um upgrade imediato. Rola fazer qualquer padronagem não muito complicada, mas eu gostei bastante dessa ideia de listras em losango — dá uma ilusãozinha de ótica, não dá? E para completar é só expor fotos bem bonitas, postais e lembretes coloridos.
#8 Na cabeceira: Comprou uma cama box e agora falta grana para “emoldurar” a peça com uma cabeceira à altura? Você pode recorrer às fitas coloridas para criar desenhos, escrever frases e até simular a silhueta de uma cabeceira estilosa mesmo. A solução é temporária, pois a cola das washi tapes não é mega resistente em paredes, então essa é uma saída perfeita para imóveis alugados.
#9 No beliche: Aproveitando que o assunto é quarto, que tal usar o material para dar cara nova aos móveis da criançada? Um beliche meio velho e sem graça, por exemplo, fica mais colorido e feliz com faixas estampadinhas em sua estrutura de madeira. Fora que você pode fazer isso junto com os seus filhos, assim eles participam e também se divertem com o processo. 
#10 Nas portas: A pintura da porta de entrada está desgastada ou aquele cantinho do cômodo simplesmente precisa de mais cor? Washi tape it! Ou seja, cola uma fita ali! Ou quem sabe várias, formando linhas desencontradas, molduras e até padronagens. É garantia de sorrisos instantâneos passando pela porta.

Fonte: Revista Glamour

Nenhum comentário:

Postar um comentário